...
pesquisa de clima organizacional

Pesquisa de clima organizacional: o que é e como aplicar?

Se você quiser saber o que seus colaboradores acham de trabalhar na sua empresa, a pesquisa de clima organizacional é excelente. Esta ferramenta consegue medir com sucesso o nível de satisfação, engajamento e bem-estar dos colaboradores.

Então, se quiser saber como aplicar uma pesquisa deste tipo, fica por aqui. Vamos te mostrar um passo a passo para implementar essa estratégia no seu negócio.

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

Basicamente, este método é um grande aliado de empresas de médio e grande porte. Ele funciona a partir de uma pesquisa onde os colaboradores avaliam diversos pontos do local em que trabalham.

A partir de um questionário elaborado para esta finalidade, seus funcionários opinarão sobre várias questões. Isso inclui liderança, comunicação, benefícios, reconhecimento, oportunidades de crescimento e como está o equilíbrio com a vida pessoal.

Então, tendo como base suas respostas, é possível avaliar o nível de satisfação, engajamento e consequentemente desempenho da equipe.

E isso é super importante para melhorar o seu desempenho organizacional como um todo. E claro, ajudar a reduzir a rotatividade de funcionários.

Algumas sugestões de perguntas:

  • Você se sente valorizado e ouvido desempenhando sua função?
  • A liderança da empresa inspira confiança para você?
  • Você acredita que há a oportunidade de crescimento profissional na empresa?
  • Você considera seu ambiente de trabalho saudável e colaborativo?
como se apresentar em inglês

Quais indicadores analisar e como medir resultados?

Ao fazer uma pesquisa de clima organizacional, é importante ter em mente que você estará trabalhando com percepções dos funcionários.

Assim sendo, existem alguns indicadores-chave que devem estar em suas perguntas. Estes consistem principalmente em:

  • O nível de satisfação geral e de contentamento do funcionário com o seu emprego.
  • Como está o engajamento e a motivação de cada um ao realizar seu trabalho.
  • Qual é o nível de relacionamento interpessoal entre funcionários e chefes.
  • Como cada funcionário observa as oportunidades de crescimento dentro da empresa.
  • E ainda, como ele avalia se a carga de trabalho está equilibrada ou não.

Com relação aos resultados, a melhor forma de medi-los adequadamente é estipulando escalas de pontuação de 1 a 5. Você pode deixar um espaço aberto para comentários e dar a opção de anonimato para quem responder a pesquisa.

O mais importante é reunir todas as respostas e calcular as médias e percentuais delas. Isso pode ser feito por especialistas ou softwares, que lhe darão uma boa base numérica.

Conforme o resultado, você deve buscar padrões positivos ou negativos. Isso lhe dará grandes insights de pontos de melhoria dentro da empresa.

E claro, procure documentar todos estes passos, para ter uma análise clara e objetiva de sua pesquisa.

Como aplicar a pesquisa de clima na sua empresa?

Bom, chegou a hora de vermos um guia prático para instituir uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Primeiro, determine objetivos claros para a sua pesquisa. Veja se você quer identificar causas de turnover, medir o nível de satisfação ou avaliar o engajamento, por exemplo.
  • Depois defina a estrutura da pesquisa. Além de questionários anônimos, você pode adotar outras metodologias, como entrevistas individuais ou grupos focais.
  • Em seguida, garanta a coleta de todos os dados como mostramos acima. Uma boa dica é prezar pelo anonimato dos funcionários, para que se sintam à vontade de responder.
  • Divulgue os dados, objetivos e a importância da pesquisa com clareza para todos os que a fizerem. Isso aumentará a adesão e contribuirá para respostas sinceras.
  • Por fim, analise e apresente todos os dados recolhidos da pesquisa. Procure usa-los como guia de ações para melhorar o ambiente corporativo de sua empresa.

Está gostando deste conteúdo? Que tal dar uma dose de motivação para seus colaboradores sem precisar de pesquisa. Para isto, um curso de inglês corporativo pode ser uma ótima opção.

Como transformar os resultados em ações práticas?

Bom, agora que você tem os resultados de sua pesquisa, é hora de tomar as devidas providências a partir dela. E embora isso possa parecer desafiador, as dicas abaixo vão te dar uma bela ajuda para cumprir esse objetivo:

  • Antes de tudo, veja quais são os pontos mais críticos que a pesquisa traz. Concentre sua atenção nos menores índices de satisfação, seja valorização, liderança ou outros.
  • Com base nisso, crie um plano estruturado de melhorias. Nesse sentido, defina ações eficientes, com metas e prazos realistas e responsáveis.
  • Convide sua equipe de colaboradores a participar do processo. É importante que eles tragam suas próprias sugestões e visões, para trazer ações concretas de melhoria.
  • E claro, acompanhe constantemente a aplicação desses planos de melhoria. Repita a pesquisa periodicamente para avaliar se suas ações estão tendo resultado.

Por fim, um ponto fundamental é estar aberto ao feedback de seus funcionários. Muitas vezes alguma solução simples pode fazer toda a diferença e por isso é tão importante ouvi-los.

Com isso em mente, você já pode estruturar os passos de sua pesquisa de clima organizacional e tomar ações concretas a partir dela.

E antes de encerrar, lembre-se que uma das melhores formas de valorizar seu funcionário é a partir do conhecimento. Por isso, clique no banner abaixo e conheça os melhores cursos de inglês para empresas da atualidade.

Ranking dos melhores cursos de inglês para empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Rolar para cima