Você já se deparou com propagandas e anúncios que te prometem aprender inglês em 6 meses? Parece uma proposta fantástica, mas será que isso é realmente possível?
A seguir vamos dar uma resposta sincera para essa pergunta. Lembrando que ela pode variar dependendo de cada pessoa.
Afinal de contas, é preciso considerar a inclinação para o aprendizado do idioma, o tempo que você tem para estudar e se há o suporte necessário para te ajudar. Com isso em mente, vamos ao nosso conteúdo.
É possível falar inglês em 6 meses?
De uma forma simples e direta, a resposta é um grande depende. Logicamente você não vai aprender inglês em 6 meses no nível nativo, mas pode desenvolver um ótimo vocabulário para se comunicar e não ter problemas em países estrangeiros.
Nesse sentido, tenha em mente que esse período é suficiente para aprender a estrutura da língua inglesa. Isso, claro, desde que você tenha o suporte necessário para fazer isso.
Por outro lado, caso tenha uma base e conhecimentos prévios sobre o idioma, o processo ficará mais fácil. Assim sendo, pode até ser possível aprender o idioma em 6 meses, focando em seus objetivos e dificuldades específicas.
Seja como for, o período de seis meses garante um aprendizado suficiente para você ter uma compreensão do idioma, podendo melhores e comunicar de forma básica.
E caso tenha conhecimento prévio dele, esse é um bom tempo para aperfeiçoar conhecimentos e desenvolver um vocabulário maior.
Quanto tempo uma pessoa leva para aprender a falar inglês?
Esta é outra pergunta complexa, pois depende de vários fatores. Mas normalmente, a maioria dos cursos de inglês conseguem abranger um cronograma completo do idioma entre 1 e 2 anos.
Nesse sentido, é importante entender como cada curso mede o progresso dos alunos, a partir dos níveis de cada um. Embora cada local varie, sua divisão básica é a seguinte:
- Iniciante – entre 3 e 6 meses, focado no aprendizado de expressões básicas do dia a dia e frases simples.
- Intermediário – entre 6 meses e 1 ano, com foco em uma comunicação mais completa e em situações diversas.
- Avançado – entre 1 e 2 anos, onde o aluno aprende estruturas frasais mais complexas, além de formas mais fluentes e espontâneas de se expressar.
É claro que, em meio a essa divisão, existem outros fatores a se considerar. Mas de forma geral, o domínio mais completo do inglês ocorre a partir de 1 ano de estudo e aprendizado.
Mas aqui é importante ter atenção a um detalhe. Seu aprendizado pode ser mais ou menos eficiente dependendo do método de ensino e suporte oferecido. Assim sendo, fizemos uma lista com os melhores cursos online de inglês para te ajudar nesse sentido, acesse o banner:
5 dicas para aprender inglês em 6 meses
Levando em conta as possibilidades de aprender inglês em 6 meses, separamos abaixo 5 dicas que vão te ajudar nesse processo. Para dominar aspectos suficientes do idioma nesse período é muito importante:
- Procurar realizar exercícios de imersão diários no idioma: Podem ser com filmes, séries, livros ou conversações em geral.
- Estabeleça um cronograma de aulas regulares com seu professor: Um período de 2 a 3 vezes por semana é o ideal para reforçar seus conhecimentos e tirar dúvidas.
- Pratique sua conversação e exercícios de vocabulário com base nos conhecimentos que você tem até o momento. Isso fará uma grande diferença.
- Mergulhe em práticas de escrita e escuta, pois elas também ajudarão a desenvolver seu aprendizado com máxima eficiência;
- Estabeleça objetivos claros com relação ao que você quer dominar nesse período. Veja se sua intenção é se comunicar no dia a dia, ou em um contexto específico.
Cronograma de aprendizado da língua
Por fim, separamos algumas dicas para você aprender inglês em 6 meses em um nível que seja suficientemente satisfatório. Veja abaixo um exemplo de como organizar seus estudos:
Mês 1 | Mês 2 | Mês 3 | Mês 4 | Mês 5 | Mês 6 |
Estude fundamentos básicos de vocabulário e linguagem.
Execute a prática auditiva com músicas e vídeos legendados.
Pratique a pronúncia de palavras e frases básicas.
| Foque na compreensão e expressão oral, a partir de conversas básicas.
Assista conteúdos diversos com legendas e preste atenção na pronúncia de certas palavras.
Comece a escrever um diário em inglês, mesmo que com frases simples. | Foque na leitura de livros simples e artigos curtos para expandir seu vocabulário.
Comece a adicionar novas palavras semanalmente em seu vocabulário, variando entre 10 a 30.
Siga praticando a conversação, inserindo as palavras novas que você está aprendendo. | Comece a fortalecer a sua escrita, com e-mails, textos curtos e ensaios.
Desenvolva conversas mais longas e complexas sobre temas diversos com outras pessoas.
Pratique a escuta avançada, com podcasts, audiobooks e conteúdos sem legendas. | Agora é hora de trabalhar na sua fluência oral. Participe de discussões, conversas e debates sobre temas relevantes.
Tente ler artigos, textos mais complexos e livros mais longos em inglês.
Comece a refinar a sua pronúncia, com foco no ritmo de fala e entonação. | Por fim, agora é hora de refinar suas habilidades. Revise o vocabulário, palavras e frases aprendidas nos últimos meses.
Comece a simular situações reais e cotidianas, que exijam fala, escuta, leitura e escrita. |
É claro que estas são apenas algumas ideias, sendo que você pode adaptar estratégias conforme sua necessidade. Mas seguindo esse cronograma é possível fazer excelentes progressos ao aprender inglês em 6 meses.
Aprender inglês em 6 meses: conclusão
Como você pode ver, é possível aprender inglês em 6 meses em um nível mais básico ou até mesmo intermediário. Com essência estrutural da linguagem, ficará mais fácil fazer isso.
Agora, o importante é que, após esse período, você continue praticando e trabalhe para refinar o idioma. E para isso, um bom curso com aprendizado completo fará toda diferença.
Assim sendo, não deixe de conferir o nosso ranking com os melhores cursos de inglês de 2024. Isso irá te ajudar a fazer uma excelente escolha, além de abrir várias portas para o domínio e uso do idioma no dia a dia.