O que são os valores de uma empresa?
Dentro do ambiente corporativo, poucos aspectos são tão importantes quanto os valores de uma empresa. Afinal, são eles que ditam seus princípios, crenças e convicções com relação aos produtos, serviços, atendimento ao cliente e sociedade em geral.
Mas do que se tratam exatamente esses valores e como eles funcionam? Veja a seguir um panorama sobre o tema. Além disso, saiba como o ensino do inglês empresarial se encaixa nesse contexto.
Por que os valores são importantes para uma organização?
Vamos começar respondendo a uma pergunta básica. Toda e qualquer empresa precisa ter valores pré-estabelecidos por diversos motivos. Nesse sentido, podemos destacar, sobretudo:
- Fortalecimento da cultura organizacional, uma vez que os valores mostram identidade e propósito empresarial.
- Compartilhamento de princípios entre equipe, clientes e parceiros comerciais. Isso ajuda a criar um senso de unidade e propósito.
- Além disso, valores servem como um forte aliado para tomada de decisões, tanto em bons momentos da empresa quanto em maus.
- Consequentemente, isso tudo faz com que a empresa tenha mais credibilidade dentro de sua área de atuação.
- E claro, isso ajuda a construir autoridade de sua marca, a tornando mais competitiva entre seus concorrentes.
Ou seja, podemos dizer que os valores de uma empresa são palavras-chave que guiam todo o seu comportamento. E isso contribui diretamente com o seu sucesso em todos os sentidos.
Como definir valores corporativos?
Vamos partir do princípio que os valores de uma empresa derivam de determinadas palavras que representam tudo o que seus proprietários e funcionários acreditam. Com isso em mente, algumas dicas importantes para escolhê-las da forma certa incluem:
- Associar seus valores com a missão, visão e o propósito da empresa.
- Contar com a participação de colaboradores estratégicos para ajudar a defini-los.
- Refletir sobre o que faz da sua empresa algo único, priorizando a autenticidade.
- Usar palavras que sejam claras, objetivas e fáceis de integrar na cultura da empresa.
- E ainda, certificar-se de que os valores representem práticas do dia a dia da empresa.
Tudo isso vai te ajudar a encontrar valores que realmente façam sentido dentro da cultura de sua empresa. Como resultado, você terá uma base institucional muito mais forte e confiável.
O mais importante é definir valores que te ajudem a traduzir as palavras em ações vividas em seu dia a dia. E, se precisar, não hesite em revisa-los e atualiza-los, pois algo que faz sentido hoje pode mudar amanhã.
Quais exemplos de valores empresariais inspiradores?
Agora vamos trazer alguns exemplos de valores de uma empresa usando grandes marcas e companhias. Eles podem servir de inspiração para você adotar em sua companhia, que tal?
- Google – Foco no usuário em primeiro lugar, inovação constante, excelência, integridade e responsabilidade social.
- Apple – Inovação, simplicidade, design de excelência, privacidade e impacto positivo no mundo.
- Microsoft – Respeito, integridade, responsabilidade, diversidade e inclusão, inovação com impacto.
- Amazon – Obsessão pelo cliente, inovação, excelência operacional e visão de longo prazo.
- Magazine Luiza (Magalu) – Acolhimento, inovação, simplicidade, diversidade e proximidade com as pessoas.
- Tesla – Sustentabilidade, inovação disruptiva, ousadia e foco no futuro da mobilidade elétrica.
- Nike – Inovação, inspiração, diversidade, trabalho em equipe e responsabilidade social.
- Patagonia – Ativismo ambiental, responsabilidade social, transparência e sustentabilidade.
- Natura – Valorização da diversidade, inovação sustentável, respeito ao meio ambiente e bem-estar das relações.
- Netflix – Liberdade com responsabilidade, inovação criativa, inclusão e foco em resultados.
- Toyota – Respeito pelas pessoas, melhoria contínua (Kaizen), qualidade e inovação responsável.
- Petrobras – Respeito à vida, integridade, responsabilidade socioambiental, meritocracia e superação.
Como você pode perceber, existem algumas palavras que se repetem, ou se assemelham muito em diferentes empresas. Isso acontece pelo fato de demonstrar como elas veem a si mesmas, seus colaboradores, seus clientes e o mundo em geral.
E quanto ao ensino do inglês?
Se você pensa que o uso e ensino de inglês não tem a ver com valores de uma empresa, vamos te provar o contrário!
Dependendo no que você acredita e quais valores quer passar para seus funcionários e clientes, o uso e ensino do inglês internamente é fundamental. Veja alguns exemplos de palavras-chave que vão ao encontro dessa necessidade:
- Globalização.
- Conhecimento.
- Aperfeiçoamento.
- Foco no atendimento ao cliente.
- Foco em resultados.
- Inovação.
- Colaboração.
- Resiliência.
- Valorização do funcionário.
- Criatividade.
Estes são apenas alguns exemplos, e com certeza você pode pensar em vários outros valores que justificam o ensino e uso do inglês empresarial.
Se esse for o caso, não deixe de conferir nossos conteúdos com excelentes opções para ensinar inglês aos seus colaboradores.
Valores de uma empresa: conclusão
Para finalizar nosso conteúdo, podemos dizer que os valores de uma empresa são como fluidos vitais que correm pelas veias da companhia.
Essas palavras representam tudo o que a empresa acredita e defende, por isso elas são tão importantes. Além disso, elas mostram como você atua no mercado, enxerga seus funcionários e clientes e o impacto que quer causar no mundo.
Com isso em mente, priorize palavras que levem em consideração todas as dicas e conselhos deste texto. E não hesite em pedir ajuda para pessoas importantes que fazem parte de sua empresa.
Por fim, se considerar o ensino do inglês como parte de seus valores, preste atenção. A seguir separamos um ranking com os melhores cursos de inglês para empresas. Acesse para conhecer a opção perfeita para sua organização.



