o que é verbo to be

O que é verbo to be? Aprenda de uma vez!

Todo mundo que já estudou, ou estuda inglês, cedo ou tarde já se fez essa pergunta. Mas afinal de contas, o que é verbo to be? E a verdade é que a reposta pode ser muito mais complexa do que você imagina.

Isso acontece porque o to be é um dos verbos mais completos e versáteis da língua inglesa. Ele é usado em várias estruturas gramaticais, e pode indicar diferentes coisas.

Mas não se preocupe. Para não dar um nó na sua cabeça, preparamos abaixo um material completo sobre o tema. Veja abaixo as principais informações que você precisa saber para entender de vez o verbo to be e nunca mais errar sua aplicação.

O que é um verbo to be?

Vamos começar respondendo a esta pergunta básica. Para quem estuda inglês, com certeza já ouviu que o verbo to be é usado para expressar aspectos de “ser” e “estar” em uma frase.

Sim, de fato esta explicação não está errada. Mas ela é bastante básica, e não expressa de fato todos os significados do verbo.

O to be é um verbo que indica identidade, existência, características, estado e localização. Ou seja, ela muda o seu sentido conforme o contexto e a forma como é utilizado na frase.

Ou seja, sua utilização de “ser” ou “estar” é complexa e mutável, dependendo do que você quer dizer com ele. Vamos entender melhor esse contexto abaixo.

Mas antes, cabe destacar que o verbo to be tem duas formas de conjugação, o presente e o passado. Veja como é cada uma delas:

Presente

I am Eu sou/estou
You are Você é/está
He/she/it is Ele, ela, isto é/está
We are Nós somos/estamos
They are Eles são/estão

Passado

I was Eu sou/estou
You were Você é/está
He/she/it was Ele, ela, isto é/está
We were Nós fomos/estivemos
They were Eles foram/estiveram

É claro que esse é apenas um panorama básico e logo veremos algumas explicações mais completas sobre o termo. Mas é importante ter em mente que para dominar esta e outras questões estruturais da língua inglesa, um bom aprendizado é fundamental.

Por isso fizemos um ranking com os melhores cursos de inglês online que você pode ter acesso agora em 2024. Para conferir, basta clicar abaixo:

Ranking dos melhores cursos de inglês em 2024

Como usamos o verbo to be?

Vamos a exemplos práticos para você entender o que é o verbo to be de fato. Abaixo separamos suas aplicações em diferentes contextos, para que você consiga aprender o seu uso.

Indicar identidade/existência

Aqui o verbo to be se relaciona com o que você é ou faz. Ex:

• I am a writer (eu sou escritor).
  • You are a great teacher (você é um ótimo professor).
  • I was a cop longo time ago (eu fui um policial a muito tempo atrás).
  • She was a great student (ela era uma excelente estudante).

Indicar identidade/existência

Nesse sentido, o to be está ligado a alguns traços físicos e de personalidades. Ex:

• I am kind of shy (eu sou meio tímido).
  • You are really tall (você é bem alto/alta).
  • He was funny in school (ele era divertido no colégio).
  • We were weird as teenagers (nós éramos estranhos na adolescência).

To be como indicativo de localização

Seguindo com nossa explicação do que é verbo to be, aqui seu objetivo é indicar onde está algo ou algum lugar. Ex:

• Your tablet is on the table (seu tablet está sobre a mesa).
  • This restaurant is on the next block (este restaurante fica na próxima quadra).

Aqui tanto tablet quanto restaurante ocupam o significado de objeto (it).

Outros usos comuns para a expressão

Por fim, o to be também pode ser usado para indicar.

• IdadeI am 23 years (eu tenho 23 anos); you was 15 when I met you (você tinha 15 anos quando eu te conheci).
  • Tempos verbais progressivosI am reading a great book (eu estou lendo um livro excelente.
  • Frases de voz passivaThis cake was made by my wife (esse bolo foi feito pela minha esposa.

Como formar frases com o verbo to be?

Acima damos alguns exemplos do uso do verbo to be para suas frases. Mas saiba que existem algumas regras específicas para usa-lo em contextos e situações específicas:

• Em frases afirmativas: tanto no presente quanto no passado você deve usar o sujeito, mais o verbo to be, mais o complemento. Ex: I am happy ( eu sou feliz); I was sick (eu estava doente).
  • Já em frases negativas: a estrutura é sujeito mais o verbo to be, mais o termo “not” e mais o complemento. Ex: I am not cold (eu não estou com frio); She was not wrong (ela não está errada).
  • Frases interrogativas: Nesse caso, a estrutura será o verbo to be primeiro, mais o sujeito, mais o complemento em forma de pergunta. Ex: Are you ready to go? (você está pronto para ir); was he good in math? (ele era bom em matemática).

Uma última dica: a abreviação do verbo to be

Agora que você sabe o que o é verbo to be, é importante entender outro contexto comum de sua aplicação.

Nesse sentido, saiba que o verbo to be costuma ser abreviado em frases, tanto no presente quanto no passado. Vamos ver alguns exemplos:

Verbo to be Tradução
She’s my teacher Eu não estava pronto para o teste
I wasn’t ready for the test Eu não estava pronto para o teste
You’re late for the meeting Você está atrasado para a reunião.
We’re going to the mall Nós estamos indo para o shopping
They’re waiting for your answear Eles estão esperando sua resposta

Viu só quantas variações para um único verbo? Não é à toa que o to be causa tanta confusão e dor de cabeça para os estudantes.

Mas a partir desse pequeno guia você tem um panorama geral do que ele é e das formas como ele costuma ser utilizado.

Seja como for, para dominar esse tipo de verbo e expressões em inglês de modo geral, é muito importante fazer aulas com profissionais especializados. Por isso, não esqueça de conferir o nosso ranking com os melhores cursos, que podem te ajudar muito nesse sentido.

Nós vamos na próxima aula de gramática:)

Ranking dos melhores cursos de inglês em 2024